A criação do Bairro da Juventude é a materialização de um sonho que teve início em 1º de setembro de 1949, por uma iniciativa do Rotary Clube. Inicialmente a Instituição chamava-se SCAN - Sociedade Criciumense de Auxílio aos Necessitados. A entidade funcionou como internato até o ano de 1975, ano este em que os Padres entregaram a Instituição para as forças vivas da comunidade, que reunidas em uma Assembleia formada por vinte e cinco Entidades e Clubes de Serviço elegeram o primeiro Conselho Deliberativo que administra o Bairro da Juventude até os dias atuais.
A ideia de responsabilidade e comprometimento com a busca de soluções para problemas sociais defendida pela direção do Bairro da Juventude encontrou eco no meio empresarial e em toda comunidade criciumense, que alavancou o crescimento de forma simples e objetiva, desenvolvendo potencialidades humanas através da oportunidade e da educação.
O Bairro da Juventude oferece para a comunidade sul catarinense uma política inclusiva voltada à responsabilidade social e pautada pela defesa, proteção e promoção dos direitos da criança e dos jovens, o que nos motiva a perseguir a qualidade no ensino, buscando sempre servir como modelo nacional.
Ao longo de sua história, o Bairro da Juventude sempre procurou traçar caminhos inovadores. Oferecer, diariamente, às crianças e jovens oportunidades é o primeiro passo para conseguir grandes transformações. E esta caminhada inicia ainda cedo para os aproximadamente 1,5 mil alunos atendidos pela Instituição.
Circulando entre as mais de 82 localidades de Criciúma e municípios vizinhos, os ônibus da entidade iniciam um trajeto que só termina após um dia dedicado aos estudos e atividades extracurriculares. São centenas de ações que possibilitam o ensino e o acolhimento de crianças e jovens.
A entidade proporciona aos alunos inclusão social, assegurando o pleno exercício da cidadania por intermédio da educação solidária, cultura, esporte e profissionalização. Com esta coleção, o Bairro da Juventude espera transmitir valores, compartilhar conhecimentos, criando condições para que se estabeleça a responsabilidade, a educação e a igualdade.
Educação com muita qualidade é uma busca diária do Bairro da Juventude que oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental, Laboratórios Educativos, Oficinas Culturais e Esportivas, Educação Profissional e Serviços de Apoio. Já o Centro de Educação Profissional (CEP) do Bairro da Juventude oferece para 500 jovens cursos de Mecânica de Automóveis, Eletroeletrônica, Programador de Computador, Mecânica Geral, Cozinheiro Industrial e Padeiro & Confeiteiro.
Esta forma de ver e crer tem aproximado o Bairro da Juventude de muitos empresários, que tem a consciência da importância do investimento e, por isso mesmo, passam a apoiar projetos, campanhas e programas que certamente servirão de alavanca para transformar vidas e comunidades. Em contrapartida, a Instituição também passa a contribuir socialmente com as indústrias inserindo no mercado de trabalho centenas de jovens. Tudo isso demonstra a credibilidade à educação oferecida pela entidade ao mesmo tempo em que fortalece os vínculos com as organizações e empresas apoiadoras.
O apresentado pelo Bairro da Juventude pode ser multiplicado pelo país, quer por Instituições afins, quer pelas pessoas físicas ou jurídicas que acreditam que ações positivas resultam na transformação da criança, do adolescente e do jovem profissional, melhorando a qualidade educacional, na busca por uma sociedade mais participativa e solidária.
A Secretaria Executiva é constituída por dois membros:
Sílvia Regina Luciano Zanette – Diretora Executiva
Anézio Luiz de Souza - Diretor Técnico e de Projetos
O Conselho Deliberativo é constituído pelos seguintes nomes:
Manfredo Guedes Pereira Gouvea Junior - Presidente
José Altair Back - Secretário
Robson Russi Grapiglia - Tesoureiro
Edio José Del Castanhel – Conselheiro
Plácido Pizzetti - Conselheiro
Edmilson Zanatta - Conselheiro
Renato Angeloni Costa - Conselheiro
Paulo César Benetton - Conselheiro
César Smielevski - Conselheiro
Grasiela Moretto - Conselheira
O Conselho para Assuntos Econômicos e Fiscais é constituído pelos seguintes nomes:
Ricardo Pieri - Conselheiro
Jairton Manique Barreto - Conselheiro
Gilberto Francisco Hobold - Conselheiro
Elton Joao Martinello - Conselheiro
Márcio Zanuz - Conselheiro
Silvane da Rosa Cardoso Citadin - Conselheira
O Bairro da Juventude publica anualmente, desde 2006, o seu Balanço Social.
De uma forma transparente de prestar contas à sociedade e mensurar a valiosa colaboração dos diversos públicos parceiros, o material busca demonstrar a evolução da Instituição para aprimorar as práticas pedagógicas e incentivar a formação cidadã.
As publicações trazem o relato das ações e iniciativas desenvolvidas, as demonstrações e resultados financeiros, bem como a utilização dos recursos doados.
O Bairro da Juventude atendendo aos requisitos da lei 12.101/09 alterada pela lei 12.848/13 e ainda da Lei Complementar nº 155 de 27 de outubro de 2016 que alterou o Inciso II do art. 3º da Lei Complementar nº 123 de 2006, é submetido a Auditoria Externa semestralmente, pela empresa TGB Auditoria Independente S/S, com contrato firmado em 06 de novembro de 2002.
DO VALOR DAS AÇÕES, O RECONHECIMENTO
Pelo importante papel desempenhado com crianças e jovens e pela transparência em suas ações, o Bairro da Juventude conquistou o reconhecimento da sociedade e das organizações.
Prêmio Amigo da Comunidade 1993 - RBSTV.
Prêmio Amigo de Santa Catarina 2003 - Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
Prêmio Bem Eficiente 2004 - Kanitz e Associados.
Prêmio Itaú Unicef 2006 - Primeiro Lugar Região Sul e Finalista Nacional.
Prêmio Criança Esperança 2009 - Rede Globo em parceria com a UNESCO.
Comenda do Legislativo Catarinense 2009 - Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
Prêmio Mérito pela Valorização da Vida 2010.
Prêmio Responsabilidade Social 2012 - Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Certificação de Responsabilidade Social.
Diploma de Mérito 2012 pela contribuição ao desenvolvimento do município - Câmara Municipal de Criciúma.
Prêmio Destaque Regional 2012 - TV Litoral Sul.
Prêmio Destaque Regional 2013 - TV Litoral Sul.
Prêmio Criança Esperança 2013 - Rede Globo em parceria com a UNESCO.
Prêmio Destaque Regional 2014 - TV Litoral Sul.
Prêmio Responsabilidade Social 2014 - Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Certificação de Responsabilidade Social.
Prêmio Responsabilidade Social 2015 - Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Certificação de Responsabilidade Social.
Campanha Craque CliniImagem 2015 - Instituição mais lembrada pelos atletas do Criciúma Esporte Clube, no Campeonato Catarinense de Futebol.
Prêmio Amil 2015. Combate à obesidade infantil. (Vice-campeão nacional e campeão na região Sul do Brasil).
Prêmio Responsabilidade Social 2016 - Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Certificação e Troféu de Responsabilidade Social.
Prêmio Empresa Cidadã 2016 - Através de uma ação de mobilização de recursos do Bairro da Juventude, Campanha SuperAção, a parceira do projeto, Rádio Som Maior, de Criciúma, foi contemplada com o Prêmio Empresa Cidadã 2016, na categoria Participação Comunitária, pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC).
Salute to Dealers 2016 - Em uma cerimônia realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, a Ford entregou o prêmio global Salute to Dealers às concessionárias que se destacaram com ações sociais nas comunidades onde estão. O distribuidor brasileiro e parceiro do Bairro da Juventude, Forauto Veículos, de Criciúma, foi um dos premiados entre as mais de 10 mil empresas que revendem veículos da marca em todo o mundo. O troféu se deu pelas ações da empresa que contribuem com os trabalhos do Bairro da Juventude.
Prêmio Melhores Ongs do País 2017 - O Bairro da Juventude foi reconhecido, em São Paulo, como uma das Melhores Ongs do Brasil. O prêmio é uma iniciativa do Instituto Doar e Revista Época.
Prêmio Itaú Unicef 2017 - Primeiro Lugar Região Sul e Campeão Nacional na categoria Grande Porte.
Prêmio Responsabilidade Social 2018 - Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Certificação
100 Melhores ONGs do Brasil e a Melhor ONG da região SUL do Brasil 2020 – certificação dada pelo Instituto Doar, da agência de projetos socioambientais O Mundo Que Queremos e da Ambev.
Selo Doar Ambev 2020 - reconhece as organizações por suas boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento.
Prêmio Responsabilidade Social 2020 e o Troféu Destaque do estado pela Assembleia Legislativa de SC.
Registros do Bairro da Juventude
Conselho Nacional de Assistência Social do MEC – nº 121.183/55-20
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – nº 008/93
Conselho Municipal de Assistência Social de Criciúma - nº 026/98
Certificado de Entidade de Fins Filantrópicos – 44006.002467/97-33
CNPJ – 83.652.198/0001-15
Acórdão – nº 56.928 de 29/01/64 da Divisão do Imposto de Renda
UTILIDADE PÚBLICA
Municipal - Lei nº 000158 de 21/11/1955
Estadual - Lei nº 01403 de 21/11/1955
Federal - Lei nº 66.133 de 29/01/1970
Extrato Convênio Centro Multiuso
Estatuto do Bairro da Juventude
Relatório da Auditoria Independente 2018
O Centro Integrado de Assistência Social e Saúde oferece serviços de Apoio Psicossocial e Saúde possibilitando o atendimento às crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, com equipe técnica especializada que realiza intervenções, atendimento, orientações, palestras, mediações familiares, atendimentos individuais, trabalhos em grupo, visitas domiciliares, encaminhamento ao mercado de trabalho, encaminhamentos à rede socioassistencial do município e encaminhamentos às especialidades médicas.
O Bairro da Juventude oferece em parceria com a Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), Lions Club Rainha do Sul e demais apoiadores, o Centro de Educação Infantil Santo Antônio de Pádua. A Educação Infantil tem como missão promover o cuidado, a educação integral e o fortalecimento de vínculos direcionados à crianças de quatro meses até seis anos de idade, atendendo as suas necessidades básicas e contribuindo para o desenvolvimento das capacidades infantis de forma educativa e prazerosa. São atendidas aproximadamente 200 crianças, em período integral, de segunda a sexta-feira, das 06h30min às 18h30min. O Centro de Educação Infantil do Bairro da Juventude está assim organizado: Berçário I - crianças de até um ano Berçário II - crianças de um a dois anos Maternal - crianças de dois a três anos Jardim I - crianças de três a quatro anos Jardim II - crianças de quatro a cinco anos Jardim III - crianças de cinco a seis anos.
A entidade possui convênio com a Prefeitura Municipal de Criciúma, onde foi implantado através de Lei Municipal nº 2998 de 13 de Outubro de 1994, o Grupo Escolar Padre Paulo Petruzzellis, hoje Escola Municipal Ensino Fundamental Padre Paulo Petruzzellis. Com Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano, as crianças e adolescentes que frequentam o Bairro da Juventude recebem atendimento exclusivo.
São 720 crianças e adolescentes que recebem atendimento integral, onde estão, meio período, no Ensino Fundamental e no contraturno participam de atividades e ações relacionadas às áreas de assistência social, educação, esporte, cultura, entretenimento, saúde, alimentação e apoio psicológico.
Os Laboratórios Educativos tem como objetivo criar oportunidades à criança e ao adolescente para que construam seus conhecimentos e valores de forma criativa e lúdica, desenvolvendo suas capacidades de transformação da realidade na busca de uma melhor qualidade de vida, respeitando e valorizando sua individualidade.
Como as crianças e adolescentes permanecem na Instituição de nove a 12 horas por dia, procuramos além da permanência no Ensino Fundamental, desenvolver programas ocupacionais que visam o desenvolvimento físico, intelectual, espiritual e social, potencializando suas habilidades.
Os Laboratórios Educativos estão assim divididos:
"Artesanato" Mantenedor: Bairro da Juventude
"Dança" Mantenedor: Bairro da Juventude
"Jogos Matemáticos" Mantenedor: Bairro da Juventude
"Comunicação" Mantenedor: Bairro da Juventude
"Alfabetização e Letramento" Mantenedor: Bairro da Juventude
"Lúdico" Mantenedor: Bairro da Juventude
"Informática" Mantenedor: Bairro da Juventude
"Ciências" Mantenedor: Bairro da Juventude
"Musicalização" Mantenedor: Bairro da Juventude
"Programa Atleta do Futuro (PAF)" Mantenedor: Bairro da Juventude
Desde sua fundação, o Bairro da Juventude atua na área da educação profissional, disponibiliza Cursos Profissionalizantes, gratuitamente, para jovens e adolescentes entre 14 e 18 anos em situação de risco e vulnerabilidade social. O Bairro da Juventude oportuniza aos adolescentes e jovens a tão sonhada profissionalização e a inserção no mundo do trabalho.
O Bairro da Juventude cultiva várias outras parcerias que fortalecem nossa missão, sendo parceiros: UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense), FMSS (Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho), BETHA Sistemas e Junior Achievement.
O Centro de Educação Profissional do Bairro da Juventude desenvolve cursos diurnos em nível de Aprendizagem Industrial nas seguintes áreas:
Já no período noturno são oferecidos aos adultos cursos de Requalificação Profissional nas seguintes áreas:
Além das atividades descritas acima, o CEP desenvolve projetos diferenciados que completam a formação dos educandos, proporcionando aos adolescentes e jovens, esporte, lazer, integração, inserção no mercado de trabalho, além de acesso a todos os serviços de apoio oferecidos pela entidade. Destes podemos citar: Atividades Esportivas e de Lazer, SIPAT (Semana Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho), Reunião de Pais e Encaminhamento ao Mercado de Trabalho.
As oficinas acontecem em horário complementar ao do ensino regular e atendem crianças e adolescentes com idade entre 07 e 14 anos. Todos os alunos têm acesso às oficinas culturais e esportivas, podendo optar por aquela que tem maior identificação, respeitando cronograma pré-definido. Estas atividades tornam-se programas, realizados em parceria com diversas empresas da região.
OFICINAS ESPORTIVAS
"Futebol Feminino e Masculino" Mantenedor: Bairro da Juventude e Projeto Esporte e Lazer, apoiado pelo Ministério do Esporte
"Futsal Feminino e Masculino" Mantenedor: Bairro da Juventude e Projeto Esporte e Lazer, apoiado pelo Ministério do Esporte
"Vôlei" Mantenedor: Bairro da Juventude e Projeto Esporte e Lazer, apoiado pelo Ministério do Esporte
"Jiu-Jítsu" Mantenedor: Academia Rillion Gracie/Criciúma e Projeto Esporte e Lazer, apoiado pelo Ministério do Esporte
"Capoeira" Mantenedor: Bairro da Juventude
"Tênis de Mesa" Mantenedor: Biofhitus e Projeto Esporte e Lazer, apoiado pelo Ministério do Esporte
"Karatê" Mantenedor: Bairro da Juventude
"Xadrez" Mantenedor: Bairro da Juventude e Projeto Esporte e Lazer, apoiado pelo Ministério do Esporte
"Programa Atleta do Futuro (PAF)" Mantenedor: Bairro da Juventude
"Badminton" Mantenedor: Bairro da Juventude
"Tênis de Campo"
"Punhobol"
"Consciência Corporal"
"Ginástica"
OFICINAS CULTURAIS
"Cordas Encanto - Violão" Mantenedores: Corcril Refrigeração e Gabriela Revestimentos Cerâmicos
"Canto Coral - Coral Vozes de Esperança" Mantenedor: Bairro da Juventude e Projeto GerAção de Talentos, apoiado pelo Ministério da Cultura
"Orquestra Filarmônica (instrumentos de cordas e metais)" Mantenedor: Bairro da Juventude e Projeto GerAção de Talentos, apoiado pelo Ministério da Cultura
"Dança" Mantenedor: Bairro da Juventude
"Cerâmica Artística" Mantenedor: Locativa, com o Projeto Moldando Talentos
"Multicultural" Mantenedor: Bairro da Juventude
"Ciências" Mantenedor: Bairro da Juventude
"Acordeon" Mantenedor: Bairro da Juventude
"Informática"
"Comunicação"
A entidade oferece serviços de apoio para que possa ser realizado o atendimento integral às necessidades das crianças, adolescentes e jovens atendidos.
SAÚDE
O Bairro da Juventude desenvolve um programa de acompanhamento sistemático para as crianças e adolescentes no que diz respeito aos procedimentos preventivos básicos de saúde, sendo que para isto, encontram-se instalados nas dependências da entidade, um ambulatório médico e um consultório dentário. São realizadas também palestras de promoção e prevenção a saúde, atingindo crianças, adolescentes e suas famílias.
Em 2018, o Bairro da Juventude em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Cliniimagem, Laboratório Búrigo e Prefeitura Municipal de Criciúma ganhou um reforço importante na área da saúde. As crianças e adolescentes passam a receber atendimento de professores e acadêmicos dos cursos de Odontologia e Medicina e profissionais do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade, envolvendo as áreas de Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Educação Física. Já a Cliniimagem passa a oferecer exames de imagens, gratuitamente, após consulta realizada no Bairro pelo médico pediatra. Com o Laboratório Búrigo a parceria se estende com os exames laboratoriais e a Prefeitura Municipal faz a doação das medicações necessárias para o ambulatório da Instituição.
ALIMENTAÇÃO
A Instituição possui refeitório com 500 lugares, onde existe um cronograma de rodízio para que se possa oferecer quatro refeições/dia para 1,5 mil crianças e adolescentes. Toda a alimentação é balanceada e nutritiva, já que grande parte dos alunos só possui uma alimentação saudável durante o período em que permanece na Instituição. Para isto, contamos com alimentos recebidos através da Prefeitura Municipal de Criciúma, doações da comunidade, parcerias com as empresas e com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal.
A Pastoral da Criança, com suas voluntárias, realiza o acompanhamento de todas as crianças da Educação Infantil através da pesagem mensal e a prescrição das dietas quando necessário.
Sempre que os alimentos abaixo são preparados a quantidade utilizada é a seguinte:
Arroz: 80 quilos
Feijão: 25 quilos
Macarrão: 70 quilos
Carne: 130 quilos
Pães: 900
Leite: 120 litros
ATENDIMENTO À FAMÍLIA
O Bairro da Juventude oferece serviço de apoio Psicossocial, por meio de atendimento às crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, com equipe técnica especializada que realiza intervenções, atendimento, orientações, palestras, mediações familiares, atendimentos individuais, trabalhos em grupo, visitas domiciliares, encaminhamento ao mercado de trabalho, encaminhamentos à rede socioassistencial do município e encaminhamentos às especialidades médicas.
TRANSPORTE
Todos os dias, aproximadamente 500 crianças e adolescentes, vindas de mais de 82 bairros e/ou localidades de Criciúma/SC, recebem, gratuitamente, transporte escolar. O Bairro da Juventude possui três ônibus, sendo que as regras de uso são construídas pelos monitores e pelos alunos e fixadas no interior dos veículos.
O Espaço Cultural "Dr. José T. Balsini" do Bairro da Juventude possibilita o acesso às diferentes formas de entretenimento, através de ampla biblioteca, anfiteatro, espaço multimídia e sala de cinema. No espaço cultural as crianças, adolescentes, jovens e suas famílias assistem filmes, participam de dinâmicas, palestras, encontros, peças de teatro, grupos de pais, de crianças e adolescentes.
Algumas atividades de incentivo à leitura realizadas:
"Projeto de Contação de Histórias"
"Concurso Literário"
"Sessões de Cinema"
"Peças de Teatro"
"Projeto Lazer Também é Conhecimento"
Cartões de Natal é uma tradição no Bairro da Juventude. Anualmente a Instituição comercializa seus Cartões, com desenhos criados pelas crianças. A campanha foi criada em 1994, com o objetivo de colaborar com os projetos mantidos pela entidade que atende 1,5 mil crianças, adolescentes e jovens. A campanha é tão positiva na comunidade e no meio empresarial que todo o ano são aproximadamente 40 mil exemplares de cartões vendidos.
Para adquirir seus cartões de Natal você pode entrar em contato pelo telefone (48)3403-2743 ou pelo e-mail: campanhas@bairrodajuventude.org.br
A campanha "Doe na Folha" consiste em contribuições feitas por funcionários de empresas que autorizam o débito da doação em sua folha de pagamento, após contato feito pela equipe capacitada.
O BreShopping recebe doações da comunidade e empresas da região e tem como princípio básico atender as crianças e as famílias do Bairro. Os demais clientes podem adquirir os produtos a preços bem acessíveis. O valor alcançado com as vendas é revertido à alimentação e demais necessidades dos alunos. Além de roupas e calçados, a loja também recebe eletrodomésticos, materiais eletrônicos, cobertores, louças e outros produtos.
Ao longo dos anos, o Bairro da Juventude sempre contou com o envolvimento da sociedade, das empresas e dos órgãos públicos para que sua história fosse construída com transparência e credibilidade.
E esta colaboração foi desenvolvida de várias formas, incluindo uma maneira, muitas vezes vista pela comunidade, simples, porém eficaz para as instituições sociais. As doações de materiais, roupas, alimentos, eletrônicos e outros são fundamentais para a manutenção do Bairro, visto que os produtos são aproveitados pela Instituição, beneficiando crianças, adolescentes, famílias e os ambientes de trabalho da entidade.
No entanto, muitas doações necessitam passar por um processo correto de reciclagem o que gera custos. Com o objetivo de eliminar resíduos que não serão utilizados pela Instituição, evitando gastos com seu descarte e armazenamento, o Bairro da Juventude não fará a coleta dos seguintes materiais: vidros, madeiras, lâmpadas, plásticos e papéis (revistas e jornais).
O Bairro segue coletando roupas, calçados, eletrônicos (rádio, televisão, computador, notebook, aparelhos de telefone e celular), móveis de escritório (sob consulta) e livros.
Sua colaboração fideliza nosso compromisso e comprometimento com o trabalho realizado pelo Bairro da Juventude, servindo de estímulo e valorização para iniciativas de responsabilidade social. Agradecemos seu envolvimento e estamos à disposição para sugestões e esclarecimento de dúvidas.
O Bairro da Juventude também possui Projetos inclusos na Lei de Incentivo ao Esporte e à Cultura. Pessoas físicas e jurídicas podem participar contribuindo com o valor de 1% a 6% do imposto de renda devido canalizando os recursos aos Projetos "Esporte e Lazer" e "Geração de Talentos".
A SuperAção teve seu início ainda em 2011 mas foi, em 2012, com o envolvimento da comunidade, que a campanha conseguiu atingir todo o sucesso, seja através do público ou pelo grande desafio de reunir as quatro maiores redes de supermercados da região (Angeloni, Bistek, Giassi e Manentti) em busca de um único objetivo: transformar a vida de muitas crianças. Aos poucos a ideia foi tomando forma, ganhando novos parceiros (empresas e indústrias) que passaram a agregar seus produtos e contribuir para realização de muitos sonhos. Com a venda destes produtos nas redes acima citadas, parte dos recursos arrecadados é repassado à Instituição.
A campanha "Se Liga no Bairro" foi planejada como uma das ações dos 65 anos da Instituição (comemorado em 1º de setembro de 2014). O "Se Liga" consiste em um grupo de padrinhos e madrinhas que apadrinham, no período de um ano, crianças que são atendidas pelo Bairro da Juventude. Para manter o atendimento com qualidade a uma criança, a Instituição investe por mês, em média, meio salário mínimo. Muito além da colaboração financeira, o grupo apoiador que participa da campanha, revela um ato de amor e envolvimento com as causas sociais da cidade.
Os alunos que participam das aulas da Oficina de Cerâmica estão desenvolvendo diversas técnicas, dentre elas a técnica do rolinho, da bolinha, repuxar e agregar elementos além da técnica da placa.
Conforme a professora da Oficina, Vera Tramujas, os alunos da entidade estão muito animados. “Recebemos uma grande doação de argila, já fizemos cestas, carimbos, coelhos de Páscoa e também recebemos uma encomenda de utensílios para um setor do Bairro. Serão feitos porta clipes, porta caneta, além de outros materiais, isso anima os estudantes”, revelou Vera.
A oficina busca a dedicação e paciência dos alunos que acabam adquirindo gosto pela cerâmica. Para o aluno, Josué da Silva, de 12 anos, que iniciou na oficina esse ano é uma oportunidade. “Já fiz vários trabalhos na argila, como um vaso e um carimbo , contou Josué.
Oficina expõe trabalhos
Para reforçar as dicas sobre cerâmica, a oficina recebeu a visita de um artista plástico italiano. Giuseppe Della Giustina ensinou as crianças voluntariamente a desenvolverem trabalhos como bonecos imigrantes, além de animais como o pato e a cobra.
Grande parte dos trabalhos desenvolvidos com ajuda do ceramista e da professora estão expostos no hall de entrada da instituição. “A visita do artista plástico foi muito positiva, os alunos gostaram principalmente de dicas sobre esmaltação e como criar novos elementos a partir das técnicas utilizadas em sala de aula”, revelou Vera.